O ferro de passar na 7ª Arte

Através do cinema podemos viajar na história do tempo e conhecer comportamentos e recursos de épocas e lugares diferentes. Este são alguns filmes que incluiram ferros de passar no roteiro, integrados harmoniosamente às cenas e emoções transmitidas:

Doutor Jivago

Dr. Jivago
Título original: Dr. Zhivago
Ano de lançamento: 1965
Este é um daqueles clássicos que as pessoas incluem entre os seus filmes preferidos . Um grande épico em vários sentidos: grandes atuações de Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin e Alec Guinness; uma excelente direção do brilhante David Lean (um dos melhores diretores de todos os tempos); um roteiro fantástico, baseado no livro de Boris Pasternak e escrito pelas mãos de Lean e Robert Bolt, fotografia magnífica de Freddie Young e uma trilha sonora emocionante, sob comando do grande Maurice Jarre, que eternizou o Tema de Lara. A trama começa anos antes da Revolução Russa. Yuri Zhivago é um médico e poeta que, inicialmente, apoia a revolução, mas se desilude com a dureza do regime socialista e se divide entre dois grandes amores: a esposa Tania (Geraldine Chaplin) e a bela Lara (Julie Christie). São 197 minutos de um épico com muita emoção e poesia.

Um crime nada perfeito

Um crime nada perfeito
Título original: The Maiden Heist
Ano de lançamento: 2009
A divertida comédia é estrelada pelos vencedores do Oscar Morgan Freeman, Christopher Walken, Marcia Gay Harden e o indicado ao Oscar William H. Macy. A descontração fica por conta do crime perfeito se tornando um desastre perfeito. Charles (Freeman), Roger (Walken) e George (Macy) são seguranças exemplares de um valioso acervo de arte. Mas, quando recebem a noticia de que as suas obras favoritas estão sendo enviadas para outro museu, bolam um plano mirabolante para recuperar os quadros. Tudo corre bem até que um erro coloca estes inexperientes bandidos em uma fuga pra lá de atrapalhada.

Beijo do Dragão

Beijo do Dragão
Título original: Kiss of the Dragon
Ano de lançamento: 2001
Liu Jian (Jet Li) é um agente do governo chinês que é enviado a Paris para cumprir uma missão secreta, com detalhes e mistérios que nem ele próprio conhecia. Lá ele conhece o inspetor Richard (Tchéky Karyo), seu parceiro na missão. Porém, Richard trai Liu e acaba colocando-o sob a mira de uma perigosa conspiração, acusado de um assassinato que não cometeu e tendo que provar sua inocência em uma cidade que não conhece. E para isso ele contará apenas com a ajuda de Jessica (Bridget Fonda), uma americana a qual Richard obrigou a se prostituir, com a qual tem um envolvimento.

Meu Irmão é Filho Único

Meu Irmão é Filho Único
Título original: Mio fratello è figlio unico
Ano de lançamento: 2007
Os irmãos Accio (Elio Germano) e Manrico (Riccardo Scamarcio) cresceram numa pequena cidade italiana durante as décadas de 60 e 70. Adultos, tinham diferenças políticas, mas eram apaixonados pela mesma mulher. O longa-metragem Mio Fratello è Figlio Unico, do diretor Daniele Luchetti, acompanha a vida desses irmãos ao longo de 15 anos, no cenário das conturbações e reviravoltas da tumultuada história sóciopolitica italiana. O filme mostra as mudanças de postura, discussões e a inevitável separação dos irmãos por causa de suas escolhas até o reencontro promovido pela sabedoria do tempo, com a maturidade. Com o tempo, eles percebem a verdadeira essência não apenas de suas diferenças, mas de suas semelhanças.

Tempos de Violência

Tempos de Violência
Título original: Harsh Times
Ano de lançamento: 2005
O filme mostra uma visão seca sobre a amizade, lealdade e ambição nas duras ruas do centro de Los Angeles. Jim Davis é um ex-fuzileiro dispensado do exército, com uma vida perseguida pelas memórias da guerra. Enquanto tenta entrar para a polícia, Jim mata o tempo com seu amigo desempregado numa viagem de drogas, violência e mulheres. Nas ruas de Los Angeles lealdade é a única lei e a traição está por todos os lados. O peso da violência sem medidas transporta o público para o cenário de medo e opressão.

À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade
Título original: The Pursuit of Happynes
Ano de lançamento: 2006
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Voltar